segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ykenga, Poeta do Humor (por Pereira da Silva, Pereirinha*)

Bonifácio de Mattos - Ykenga
 Com passagem pelos grandes jornais do Rio, criador de tipos e dono de um traço admirável, Ykenga é um cartunista habilidoso e bem humorado, na minha opinião oriundo de uma escola de grandes mestres, como Jaguar e Henfil. Poderia até chegar ao Millôr, cujo traço também é muito definitivamente desalinhado, mas objetivamente significativo, marcadamente sarcástico.
         Ykenga transitou, e ainda transita, por várias escolas do lápis ao nanquim, sempre procurando explicar a notícia no seu dia a dia. Por isso mesmo, depois de rápida passagem de editor e criador de revista, da boemia e da cachaça, deixou O Dia, passou pelo Commércio e agora entrou noite a dentro pelo chamego do Extra, onde faz escola espelhado nos seus grandes mestres, transformando a tragédia, o inusitado e a hipocrisia da política, em graça e humor irreverentes.
         Por isso mesmo, Ykenga é festejado como mestre do traço irreverente e da boa piada que extrai do noticiário do próprio jornal em que trabalha atualmente. Gonçalense por adoção, jamais se furtou em participar dos movimentos em defesa da nossa cultura, da nossa história e da nossa vida de cidadãos às margens da Baía de Guanabara.
         Por isso mesmo, Ykenga granjeou o respeito de todos nós, como ele, membro ativo da União dos Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo - UNIJOR. A nossa camisa, a nossa logomarca, unindo microfone ao lápis, que são os símbolos maiores da nossa ideia de colher e transmitir informações, de modelar a voz da expressão das ideias e pensamentos, tem a marca do Ykenga.
         Por isso mesmo, Ykenga foi homenageado e reconhecido em sua arte pela Câmara Municipal de São Gonçalo, sua terra, nossa terra, através de Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Jorge Mariola e aprovada por todos os seus pares, que reconheceram o valor do artista e a justa homenagem ao ilustrador preferido de Martinho da Vila.
         Por isso mesmo, nós, que fazemos a UNIJOR, ficamos felizes por essa homenagem e parabenizamos o vereador Jorge Mariola por essa oportuna e bela iniciativa. Quem primeiro a reconheceu foi o nosso presidente Frederico Carvalho que, estimulado por outros companheiros, J. Sobrinho e Assuéres Barbosa, por exemplo, me pediu para colocar na tela do computador algumas palavras sobre o nosso Ykenga.
         Eu provavelmente não seria a pessoa mais indicada, porque não sou cartunista nem tenho humor refinado, como o Ykenga. Mas talvez a escolha tenha sido porque eu e Ykenga trabalhamos num dos grandes jornais do país, o JORNAL DO COMMERCIO, no Rio, e fizemos parte da família dos Diários Associados.
         Hoje, como editor do jornal O METRO CAR e colunista do JORNAL DE HOJE, de Nova Iguaçu, festejo Ykenga que espalha seu humor ácido e irreverente na segunda página do jornal "EXTRA INFORMAÇÃO" da família InfoGlobo e dos Marinhos.
_____________________________________________________
         *Pereira da Silva, Pereirinha é conselheiro e presidente da Comissão de Sindicância da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e secretário da União dos Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo - UNIJOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário